terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ARTIGO EMEI MATHILDE RIBAS MARTINS

“CONSTRUINDO ARTE ATRAVÉS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”


Resumo: A educação torna-se a cada dia mais importante e valorizada. O professor, como mediador desse processo, precisa estar preparado para atender os anseios da sociedade em geral, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e críticos. A preocupação com a infância fez com que os educadores e estudiosos voltassem seus olhares para a educação infantil, buscando assim atender a criança em todos os aspectos de seu desenvolvimento. Para a criança, a brincadeira é uma atividade muito prazerosa, que faz parte do seu cotidiano, então o professor, tendo clareza da importância do lúdico deve proporcionar a ela atividades significativas de aprendizagem, fazendo com que se sinta a vontade no ambiente escolar para explorar o espaço que a cerca com segurança. O professor poderá oferecer materiais adequados e participar de momentos lúdicos, mediando os conhecimentos através da brincadeira, do jogo e outras atividades.
Palavras chave: educação, professor, criança, brincar.

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Numa sociedade em constante mudança como a de hoje, a educação torna-se cada vez mais importante e toma novos rumos. Consequentemente muda a expectativa em relação ao professor que precisa adaptar seu trabalho às demandas sociais. As inovações no campo do saber, do ser e da tecnologia reforçam a importância da instituição escolar na sociedade e ditam um novo caráter à educação.

A formação do profissional da educação infantil precisa ser melhor embasada, com conhecimentos que vivenciem experiências lúdicas, que atuem como estímulos para aplicar seus poderes e habilidades, utilizando-se de várias maneiras de explorar a si próprio e ao ambiente em que se encontram.

A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem suas próprias características e para se tornar um adulto, precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional, tendo como primeiro apoio nesse desenvolvimento, a família e posteriormente as outras pessoas com quem convive, seus amiguinhos de brincadeiras e a escola.

A brincadeira nos acompanha diariamente. Brincar sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo ser humano, de qualquer faixa etária, classe social ou condição econômica . Ela é uma linguagem natural da criança, sendo importante que esteja sempre presente na escola, segundo Nylse Helena da Silva Cunha (1994) “é brincando que a criança desenvolve suas potencialidades. Os desafios que estão ocultos no brincar fazem com que a criança pense e alcance melhores níveis de desempenho.”

Atualmente, as escolas estão dando mais importância ao brincar e os professores buscam mais informações para enriquecer suas experiências e assim dar mais qualidade ao seu trabalho pedagógico, entendendo assim o brincar e como utilizá-lo para auxiliar na construção do aprendizado da criança. Através da brincadeira, podemos desenvolver a motricidade, a atenção e a imaginação de uma criança.

O professor deve organizar suas atividades, selecionando as mais significativas para seus alunos e em seguida, criar condições para que estas atividades sejam realizadas. O professor é quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira sempre educativa, procurando inovar a cada dia, para que as aulas não se tornem cansativas e repetitivas.

Deve-se levar em conta que a participação do adulto nas brincadeiras com a criança eleva o nível de interesse pelo enriquecimento que proporciona, podendo contribuir para o esclarecimento de dúvidas que surgirem durante a brincadeira. Assim a criança sente-se prestigiada e desafiada e o adulto, por sua vez, pode ajudar a criança a fazer descobertas e a viver experiências, que tornam o brincar mais estimulante e mais rico em aprendizado. Santa Marli Pires dos Santos (1997) diz: “Brincar é a forma mais perfeita para perceber a criança e estimular o que ela precisa aprender e se desenvolver”.

Devemos ter clareza da importância do lúdico e assim proporcionar à criança um espaço onde ela possa expressar seus sentimentos. O professor poderá enriquecer as brincadeiras, pois ele é a figura essencial para que isso aconteça, criando espaços, oferecendo materiais adequados e participando de momentos lúdicos. É preciso que os professores se coloquem como participantes, acompanhando todo o processo da atividade, mediando os conhecimentos através da brincadeira, do jogo e outras atividades.

Portanto, não é mais possível aceitar que a escola seja somente uma mediadora de conhecimentos, mas sim um lugar de construção coletiva do saber organizado, no qual professores e alunos, a partir de suas experiências, possam criar, ousar, buscar alternativas para suas práticas, ir além do que está proposto, inovar.

Referências Bibliográficas

CUNHA, Nylse Helena da Silva. 1988. Brinquedo, desafio e descoberta para a utilização e confecção de brinquedos. Rio de Janeiro: Fae.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. 2004. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes.
MORAES, Antônio Ermírio. 2006. Educação, pelo amor de Deus! São Paulo: Gente.

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